Europa / Portugal / Cultura /
Trás-os-Montes | Carnaval & caretos
Descubra a essência mais autêntica de Trás-os-Montes numa viagem onde história, cultura e tradição se entrelaçam em cada aldeia.
Do esplendor de Lamego às paisagens vinícolas do Douro, passando pelo encanto ancestral de Lazarim, Chaves e Vinhais, experiencie a magia do Carnaval Transmontano, onde Caretos e Mil Diabos dão vida a rituais seculares. Em Podence, admire trajes coloridos, máscaras artesanais e danças vibrantes que transformam a aldeia num cenário de mistério e celebração coletiva. Uma experiência imersiva que revela a alma cultural e a autenticidade desta região única de Portugal.
DIA 1 Lisboa / Lamego / Vila Real
Partida de Lisboa por Coimbra e Viseu para Lamego. Almoço regional. Saída para Lazarim. Visita ao Centro Interpretativo da Máscara Ibérica assim como encontro com artesãos e mascarados em terra de fortes tradições. Aqui o Carnaval é vivido na comunidade entre “Caretos e Senhorinhas”. Partida com paisagem vinhateira atravessando o rio Douro junto a Peso da Régua para Vila Real. Jantar e alojamento.
DIA 2 Vila Real / Chaves / Vinhais / Vila Real
Pequeno-almoço. Partida para Chaves. Visita desta antiga cidade de fundação romana nas margens do rio Tâmega, com destaque para o seu castelo e a velha ponte romana. Tempo na cidade. Almoço regional. De tarde, continuação para Vinhais. Destaque para os “Mil Diabos de Vinhais” enraizada tradição local e única em Portugal, em cada ano revivida com toda a genuinidade de outrora e preservada com todo o carinho e respeito pela identidade cultural deste povo serrano. Junto ao castelo existe uma instalação que perpetua esta tradição carnavalesca. Regresso a Vila Real. Jantar e alojamento.
DIA 3 Vila Real / Podence / Macedo de Cavaleiros / Lisboa
Pequeno-almoço. Partida para a aldeia de Podence. Aqui se vivem os Momentos de Carnaval, com os rapazes da região a encarnar misteriosas personagens vestindo trajes coloridos, feitos com colchas de franjas, tapando a cara com máscaras e prendendo chocalhos e campainhas à cintura, percorrendo a aldeia aos saltos em correrias à procura das raparigas solteiras para com elas dançar. Visita à Casa do Careto. Continuação para Macedo de Cavaleiros. Almoço regional. De tarde, saída de regresso aos pontos de partida. Fim dos nossos serviços.
O programa poderá sofrer alterações de acordo com a disponibilidade. Para mais informações contacte-nos - travel@ytc.pt
Peça-nos já o seu orçamento
Partilhe os seus desejos e colecione momentos inesquecíveis.