INFORMAÇÃO DO DESTINO
FINLÂNDIA
Moeda: Como membro da União Europeia, a moeda da Finlândia é o euro. Os cartões de crédito são normalmente utilizados e aceites na maioria dos estabelecimentos.
Clima: O verão finlandês, que começa no início de junho e termina em meados de agosto, é o mais quente dos países escandinavos. As temperaturas são mesmo elevadas, tendo em conta a elevada latitude, atingindo por vezes mais de 30°C. No inverno, a temperatura média em Helsínquia é de cerca de -4°C. No centro do país, encontrará temperaturas médias de inverno de -10°C e de -20°C na Lapónia. Dentro do Círculo Polar Ártico, as temperaturas são rigorosas e os invernos são longos. Mas o frio é seco e suportável se estiver bem vestido. O sol não se põe durante cerca de 73 dias durante as chamadas "noites brancas" de junho e julho, mas durante o rigoroso período de inverno há nada menos que 51 dias de escuridão. Esta longa noite em finlandês chama-se "kaamos".
Telefone: Para telefonar para a Finlândia, marque o indicativo do país +358. Os prefixos nacionais começam por zero, mas quando telefona do estrangeiro, não são marcados. Como o prefixo de Helsínquia é 09, para ligar de Portugal para um número desta cidade, marque 00-358-9 e depois o número pretendido.
Diferença horária: A diferença horária na Finlândia é de GMT + 2 horas.
Eletricidade: O sistema elétrico da Finlândia funciona com 220 V e as fichas têm duas cabeças arredondadas. Ou seja, como em Portugal.
Gratificações: A gorjeta nunca se enquadrou muito bem no modo de vida finlandês. Primeiro, talvez devido à influência de uma religião que elogia a frugalidade e, depois, porque a conta inclui todos os custos directos e indirectos e é um dado adquirido que "o serviço está incluído". No entanto, a gorjeta existe na Finlândia, ninguém se ofende se lhe for oferecida e muito poucos preferem não a receber. Regra geral, o serviço está incluído nas facturas dos restaurantes. Aqueles que comem a expensas da sua empresa costumam acrescentar uma gorjeta. Os que pagam do seu bolso em dinheiro arredondam um pouco para cima o valor. A gorjeta é muito rara nos hotéis. Se tiver consciência de que causou ao pessoal de limpeza uma carga de trabalho superior ao normal, é um gesto simpático prestar-lhe alguma atenção. Os recepcionistas só recebem gorjetas dos clientes que permanecem no hotel durante longos períodos de tempo. Os taxistas não esperam receber qualquer extra, mas muitos clientes arredondam a tarifa para cima. É frequente os táxis aceitarem cartões de crédito, mas, neste caso, é mais prático dar gorjeta em dinheiro.
Religião: A maioria dos finlandeses é cristã. Mais especificamente, pouco mais de 69% da população é evangélica luterana, que é a principal denominação do país. A Igreja Ortodoxa é a segunda religião nacional, embora muito mais modesta: apenas 1% da população se declara ortodoxa. Quanto às outras religiões, existem cerca de 50 000 protestantes e o mesmo número de muçulmanos. Cerca de 10 000 pessoas pertencem à Igreja Católica e cerca de 1 000 são judeus (existem apenas duas sinagogas na Finlândia, em Helsínquia e Turku).
Língua: A Finlândia tem duas línguas oficiais: o finlandês e o sueco. O finlandês (Suomi) é falado pela maioria da população, enquanto o sueco é a língua materna de 5,6% da população. Uma terceira língua, o sami, embora não seja oficialmente reconhecida, tem um estatuto de proteção enquanto língua do povo lapão no Northland. Uma quarta língua é o romani kalo-finlandês (um dialeto do romani), a língua do povo cigano na Finlândia, embora também não seja oficialmente reconhecida. A quinta língua é o inglês, que é falado em quase todo o lado devido à boa cultura linguística da população finlandesa. O inglês não é oficial em nenhuma parte da Finlândia.
Compras e artesanato: A Finlândia tornou-se um local atrativo para fazer compras, especialmente nos mercados tradicionais que se encontram em quase todas as cidades. Em Helsínquia, existe um mercado portuário no final da Esplanadi, onde pode comprar artesanato, produtos alimentares típicos e artigos feitos pelos Sami, incluindo chifres de rena, pele de rena, madeira e cerâmica. Outro mercado importante é o mercado Hietalathi, que vende artigos em segunda mão. Os grandes armazéns ou as boutiques exclusivas têm uma grande variedade de produtos que vão desde a alta tecnologia até aos artigos de design, tais como artigos de vidro, porcelana, cerâmica, artesanato, equipamento desportivo e muito mais. Algumas pessoas apreciam também o peixe fumado ou marinado, que pode ser transportado embalado em vácuo.
Vestuário: A roupa a usar depende da estação do ano e da zona que pretende visitar. Poderá usar uma t-shirt no pico do verão em Helsínquia, mas precisará de roupas quentes para resistir ao frio polar quando for à Lapónia no inverno. Por isso, adapte o seu guarda-roupa em conformidade. É sempre aconselhável (tanto no verão como no inverno) optar pelo velho truque de se vestir por camadas, uma vez que pode estar frio lá fora, mas normalmente está muito mais quente cá dentro. Isto também nos ajudará a ajustar a nossa temperatura às atividades que estamos a realizar, uma vez que em algumas atividades, devido ao movimento, estaremos mais quentes do que pensávamos inicialmente.
Requisitos de saúde: Não são necessárias vacinas. O sistema de saúde da Finlândia é um dos melhores do mundo. Os cidadãos dos Estados-Membros da UE devem possuir um cartão europeu de seguro de doença, caso contrário o doente suporta a totalidade das despesas médicas. Os medicamentos são vendidos nas farmácias, apteekki.
Programa operado por Catai.