Viva uma lua de mel inesquecível entre a grandiosidade dos Andes e o romance tropical do Caribe. Deixe-se encantar por Lima, Cusco e a mística Machu Picchu, onde viajará num verdadeiro “cruzeiro sobre carris” através do Vale Sagrado, rodeado de paisagens deslumbrantes e histórias incas. No final da jornada, entregue-se ao paraíso da Riviera Maya, num cenário de praias de areia branca e mar turquesa, num ambiente de luxo e tranquilidade. Uma experiência feita de cultura, exotismo e puro glamour – a jóia perfeita para celebrar o amor.
DIA 1 Portugal / Lima
Partida em voo para Lima. Chegada e alojamento.
DIA 2 Lima
Pequeno-almoço. Pela manhã, caminharemos pelas principais ruas, praças e avenidas da cidade. Começaremos com uma vista panorâmica do bairro de Miraflores. Continuaremos até a Plaza de Armas, onde se encontram o Palácio do Governo e o Palácio Municipal. Visitaremos a Catedral e caminharemos até o Convento de Santo Domingo. Finalmente, visitaremos o Museu Larco. Tarde livre.
DIA 3 Lima / Cusco
Pequeno-almoço. Partida em voo para Cusco. À tarde, city tour que começa visitando os pontos mais relevantes do magnífico e artístico bairro de San Blas. No caminho, apreciaremos a Plazoleta Nazarenas, rodeada de edifícios coloniais. Depois, continuaremos até à Plaza de Armas para visitar a Catedral, que abriga obras coloniais de incrível valor. Continuaremos até ao Koricancha, que nos recebe com toda a sua magnificência.
DIA 4 Cusco / Chinchero / Moray / Ollantaytambo / Vale Sagrado
Meia pensão. Partida para Chinchero, a aldeia mais típica e pitoresca do Vale Sagrado. Breve paragem num centro têxtil para apreciar as antigas técnicas incas de tingimento e fiação da lã de alpaca. Continuação para Moray, um complexo arqueológico inca composto por colossais terraços concêntricos. Almoço. Terminaremos o dia em Ollantaytambo.
DIA 5 Vale Sagrado / Machu Picchu
Pensão completa. Transporte para a estação de comboios de Ollantaytambo. Viagem panorâmica de comboio pelo Vale do Urubamba até Machu Picchu Pueblo, no sopé de Machu Picchu. À chegada, visitaremos Machu Picchu, a impressionante "Cidade Perdida dos Incas", acompanhados por um guia local. Almoço em Machu Picchu Pueblo. Jantar no hotel.
DIA 6 Machu Picchu / Cusco
Pequeno-almoço. Manhã livre. À tarde, regresso a Cusco de comboio.
DIA 7 Cusco
Pequeno-almoço. De manhã, afastamo-nos das multidões para visitar Sacsayhuaman, uma impressionante fortaleza cerimonial. Depois, teremos uma vista panorâmica do santuário inca de Qenqo. Finalmente, chegaremos à torre de vigia de Puca Pucara e Tambomachay. Tarde livre.
DIA 8 Cusco / Lima / Riviera Maya
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto. Voo para Lima e voo de ligação para Cancún. Continuamos para a Riviera Maya. Chegada e alojamento com tudo incluído.
DIAS 9 e 10 Riviera Maya
Tudo incluído. Dias livres para desfrutar da praia.
DIA 11 Riviera Maya / Portugal
Pequeno-almoço. Partida em voo de regresso a Portugal, via cidade de ligação. Noite a bordo.
DIA 12 Portugal
Chegada.
Para mais informações contacte-nos - travel@ytc.pt
INFORMAÇÃO DO DESTINO
PERU
Moeda: A moeda peruana é o "Nuevo Sol" (S/) e a taxa de câmbio varia entre S/2,50 e S/2,70 por dólar. É possível trocar dólares e euros em hotéis, bancos e casas de câmbio autorizadas.No Peru, não existem restrições ao câmbio de moeda estrangeira. Os dólares americanos são aceites sem grandes inconvenientes em hotéis, lojas e supermercados de Lima e das principais cidades do país. Os cartões Visa, Master Card e Diners são aceites, embora nem todos os estabelecimentos aceitem todos os cartões. Se precisar de dinheiro, pode levantá-lo nas caixas multibanco dos bancos que operam com o seu cartão.
Clima: O Peru está situado na região central da América do Sul e as suas costas são banhadas pelo extremo ocidental do Oceano Pacífico. Na costa subtropical do Peru, o verão pode atingir mais de 29ºC, enquanto o inverno dura de junho a setembro, é húmido e chuvoso, com temperaturas à volta dos 14ºC. Nas terras altas, o clima é frio e seco e a temperatura varia entre 9 e 18 graus Celsius, dependendo da hora do dia. O sol costuma brilhar todas as manhãs do ano, mas ao cair da noite os termómetros atingem apenas 5ºC. Na selva o clima é tropical, quente e húmido e a temperatura média é de 25 a 28 graus Celsius.
Saúde: Beba sempre água engarrafada, evite comer comida de rua e fruta e legumes limpos e sem casca. Recomenda-se que leve consigo comprimidos para a diarreia e os medicamentos necessários para uso pessoal, bem como protetor solar e repelente de mosquitos. Se vai viajar para cidades de grande altitude, é muito importante descansar no primeiro dia, beber muitos líquidos (sem gás), comer frutos secos e rebuçados de limão para evitar o soroche ou o mal de altitude, e evitar refeições pesadas, pois a digestão é mais demorada em altitude e pode sentir-se pesado e indisposto. A maioria dos hotéis dispõe de balões de oxigénio para combater o mal de altitude em caso de mal-estar grave.
Telefone: Para ligar para o Peru a partir de Portugal, marque 00 51, seguido do prefixo da cidade e do número do assinante.
Diferença horária: A diferença horária no Peru é de GMT -5 horas.
Eletricidade: A corrente alternada é de 220 volts a 60 ciclos. As fichas são do tipo americano e planas. É aconselhável trazer um adaptador de tomada se levar consigo artigos eléctricos.
Gratificações: A gorjeta não é obrigatória, mas é normalmente deixada se estiver satisfeito com o serviço; em alguns restaurantes, já está incluída na conta.
Religião: 95% da população é católica. Existem várias religiões indígenas misturadas com os ritos católicos.
Língua: As línguas oficiais são o espanhol e o quíchua; nas zonas altas fala-se o quíchua, enquanto que nos arredores do lago Titicaca se fala o aimará, principalmente pelo povo Uros.
Compras e artesanato: O colorido artesanato do Peru faz dele um verdadeiro paraíso para os compradores. Em Lima, pode optar pelas lojas modernas ou pelos tradicionais mercados incas. Entre os artigos mais populares destacam-se os pulôveres e ponchos de lã de ovelha, lhama e alpaca, especialmente nas zonas andinas, assim como as tapeçarias, igualmente espectaculares. As cerâmicas apresentam cores vibrantes e motivos que variam de região para região, refletindo costumes ancestrais. Os instrumentos musicais tradicionais, como flautas de pã, panpipes, quenas ou ocarinas de barro, constituem excelentes recordações, tal como os trabalhos em mate, cabaça, cana de totora, máscaras e jogos de xadrez inspirados nos Incas. Na joalharia, destacam-se peças que reproduzem desenhos das jóias de Sipan, em prata e ouro trabalhados com grande habilidade. As pinturas peruanas, incluindo aguarelas, são autênticas obras de arte. Nota: Os objetos feitos de penas, carapaças de tartaruga, ossos ou peles de animais em vias de extinção são ilegais.
Vestuário: Use um chapéu e óculos de sol, bem como sapatos confortáveis. Como o clima peruano é muito variado, é aconselhável trazer todo o equipamento necessário para a selva e os Andes. Para a costa (Lima, Ica, Nasca) é aconselhável trazer roupa leve, sapatos confortáveis, roupa de banho, etc., mas entre abril e novembro a costa peruana é húmida e as temperaturas são baixas. Para as terras altas (Cuzco, Arequipa, Huaraz, Puno) recomendamos-lhe roupa leve e um casaco para a noite. Se visitar estes locais entre novembro e abril, é aconselhável levar roupa térmica e impermeável. Para a selva (Puerto Maldonado, Tambopata, Iquitos, Candamo), roupas leves, chapéus e botas para caminhadas na selva.
Requisitos de saúde: Não são obrigatórias quaisquer vacinas, exceto para as viagens à selva (Amazónia) onde a vacina contra a febre amarela é obrigatória. Deve sempre consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
Visto e Requisitos de Entrada: Para os cidadãos portugueses, é necessário apresentar um passaporte válido com uma validade mínima de 6 meses. Deve preencher um formulário de entrada à chegada e conservá-lo até à partida. Se sair do país por via aérea, as taxas de aeroporto estão incluídas no bilhete de avião.
MÉXICO
Moeda: Não há limite para a importação de moeda estrangeira. Embora a unidade monetária seja o peso mexicano ($), é preferível transportar dólares (em numerário). Pode efetuar o câmbio de euros ou dólares para pesos mexicanos nos bancos e nas agências de câmbio. Cartões de crédito internacionais: a utilização de MasterCard, Visa e American Express é comum e não constitui um problema. Existem caixas multibanco na maioria das cidades.
Clima: Varia consoante a altitude. As zonas costeiras e as terras baixas (tierra caliente) são quentes, com elevados níveis de humidade, enquanto a zona do planalto central tem um clima temperado durante todo o ano, incluindo o inverno. Qualquer altura do ano é uma boa altura para visitar o México, sendo que a época de risco de furacões no Yucatán decorre entre junho e finais de novembro.
Saúde: Beba sempre água engarrafada, evite a comida de rua e limpe os frutos e legumes com casca. Recomenda-se que leve consigo comprimidos para a diarreia e os medicamentos necessários para uso pessoal, bem como protetor solar e repelente de mosquitos.
Telefone: O prefixo do México é +52. Para telefonar para o México, marque 00 + 52 + prefixo local + número do assinante.
Outros: Visitax - A partir de 1 de abril de 2021, o estado de Quintana Roo aplicará o "Derecho de Aprovechamiento de Bienes de Dominio Público", uma nova taxa para turistas estrangeiros no valor de 271 pesos (aprox. 15 €). Este pagamento é obrigatório e será efetuado diretamente pelo passageiro através do sítio Web: http://www.visitax.gob.mx/, quer no momento da reserva da viagem, quer durante a estadia.
Diferença horária: O fuso horário do México é de GMT -5 horas.
Eletricidade: A eletricidade é de 110 V.
Gratificações: No México, é costume deixar uma gorjeta como agradecimento aos empregados de mesa, paquetes e outros prestadores de serviços. Nos restaurantes, bares e cafés, é habitual dar uma gorjeta de 10% do total da conta. Alguns restaurantes ou bares incluem a gorjeta na conta final, por isso tenha cuidado para não pagar a mais. A falta de gorjeta é mal vista.
Religião: O Estado é oficialmente laico, embora o catolicismo esteja muito difundido.
Língua: O espanhol é a língua oficial do México, que evoluiu por direito próprio desde o século XVI, o que explica as diferenças de vocabulário, a predominância da forma "ustedes", a entoação e o ritmo, muito mais vagarosos do que os nossos.
Compras e artesanato: O México é conhecido pelo seu artesanato e pelos seus mercados coloridos, onde é obrigatório regatear. Na região maia, destacam-se as redes de algodão, a cerâmica e as máscaras de madeira de Chiapas. No que respeita aos têxteis, o México conserva uma tradição milenar em que se destacam os típicos "huipiles" (camisas sem mangas) de Oaxaca e Guerrero e os "rebozos" ou xailes de seda de San Luis de Potosí. Além disso, destacam-se a cestaria de Querétaro, as esteiras de Veracruz e as figuras de papel maché de San Miguel de Allende. No estado de Michoacan, destacam-se os objetos lacados ou pintados e os instrumentos musicais. A cerâmica e a olaria encontram-se em todo o país, embora se destaquem locais como Oaxaca (figuras de animais), Michoacan (peças de vidro em tons de verde) e Puebla (louças e azulejos).
Vestuário: Recomenda-se que use roupa confortável e algo mais elegante para os jantares. Chapéu ou boné para se proteger do sol. Camisola ou casaco para as noites mais frescas e o ar condicionado.
Requisitos de saúde: Não é necessário vacinar-se se vier de Portugal. Recomenda-se que traga os medicamentos necessários para uso pessoal. Esta informação tem um carácter meramente informativo. Informe-se sempre junto dos Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
Visto e Requisitos de Entrada: Passaporte com validade mínima de 6 meses a contar da data de entrada no país, os cidadãos portugueses não necessitam de visto.
Programa operado por Catai.