Vivencie uma experiência exclusiva onde o esplendor das civilizações antigas se funde com paisagens de rara beleza. Cada momento é cuidadosamente pensado para envolver os sentidos e despertar a admiração pelo que é eterno e sublime. Permita-se o privilégio de descobrir culturas milenares, sob o conforto e requinte que apenas uma viagem de excelência pode oferecer. Uma jornada memorável, onde o passado e o presente se entrelaçam em perfeita harmonia, para um roteiro sofisticado e inesquecível.
DIA 1 Portugal / Cairo
Partida em voo direto para o Cairo. Chegada e alojamento.
DIA 2 Cairo / Luxor
Pensão completa. Partida em voo direto para Luxor. Embarque no cruzeiro. Dependendo da hora de chegada, terá lugar a visita do Templo de Karnak e de Luxor. Se não for possível, será efetuada no dia seguinte.
DIA 3 Luxor / Esna / Edfu
Pensão completa. Partida para a margem oeste do Nilo para visitar o Vale dos Reis (incluindo três túmulos, não o túmulo de Tutankhamon), o templo de Deir el Bahari ou o templo do Faraó Hatshepsut, e os Colossos de Memnon ou o templo de Amenófis III. Regresso ao barco e começamos a navegar para Esna.
DIA 4 Edfu / Kom Ombo / Assuão
Pensão completa. De manhã, visita ao templo de Edfu dedicado ao deus Hórus e o templo mais bem preservado do Egipto. Regresso ao barco e continuação da navegação até Kom Ombo. De tarde, visita do templo dedicado ao deus Sobek, o crocodilo, em Kom Ombo. Partida para Assuão.
DIA 5 Assuão / Abu Simbel / Assuão
Pensão completa. Pela manhã, excursão por estrada aos templos de Abu Simbel erigidos por Ramsés II no sopé do Lago Nasser. De tarde, visita do templo de Ísis, antigamente situado na ilha de Philae, e da pedreira de granito rosa e do obelisco inacabado. Resto da tarde-noite para passear por um dos mercados mais importantes da rota das especiarias, o souk de Assuão.
DIA 6 Assuão / Cairo
Pequeno-almoço. Partida em voo para o Cairo. Visita à necrópole de Gizé com as famosas pirâmides de Quéfren, Mykerinos e Quéops, a Esfinge e o templo inferior.
DIA 7 Cairo
Visita ao Museu Egípcio no Cairo, a maior coleção de artefactos faraónicos do mundo. Continuamos para o Cairo islâmico e cristão na Cidadela de Saladino com a Mesquita de Mohammed Ali ou "Alabastro" e o Bairro Copta.
DIA 8 Cairo / Amã
Pequeno-almoço. Partida para Amã. Chegada.
DIA 9 Amã / Ajlun / Jerash / Mar Morto / Amã
Meia pensão. Visita ao Castelo de Ajlun, uma fortaleza construída em 1185. É um castelo dos Cruzados, situado no cimo da montanha. Continuamos para visitas a Jerash, uma das cidades da Decápolis. Durante o passeio, visitaremos o Arco do Triunfo, a praça oval, o cardo, a colunata, o templo de Afrodite e, finalmente, o teatro romano. Transfer para o Mar Morto, tempo livre para banhos e banhos de lama. Regresso a Amã. Jantar no hotel.
DIA 10 Amã / Betania / Madaba / Monte Nebo / Petra
Meia pensão. Partida para uma visita panorâmica da cidade de Amã. À hora indicada, partida para o rio Jordão. Hoje visitaremos um dos lugares mais místicos e espirituais da Jordânia. Visitaremos Betânia, o lugar onde Jesus foi batizado por São João Evangelista. O enclave jordano de Betânia foi aberto às visitas em 2000, e o Papa João Paulo II participou na sua inauguração como sinal do seu reconhecimento pelo Vaticano. Local do Batismo de Jesus “Betânia para além do Jordão” (Al-Maghtas) O sítio arqueológico situado na margem oriental do rio Jordão, a cerca de 9 km a norte do Mar Morto, é de grande importância para o cristianismo, pois é reconhecido como o local onde Jesus de Nazaré foi batizado por João Batista. Continuação para Madaba para visitar a Igreja Ortodoxa de São Jorge, onde se encontra o primeiro mapa em mosaico da Palestina. Continuação para o Monte Nebo para admirar a vista panorâmica do Vale do Jordão e do Mar Morto a partir da montanha. Este local é importante porque foi o último sítio visitado por Moisés e de onde o profeta viu a Terra Prometida, que nunca viria a alcançar. Transfer para Petra. Jantar no hotel.
DIA 11 Petra / Pequena Petra / Amã
Meia pensão. Partida para a cidade vizinha de Al Beida, também conhecida como Pequena Petra. Visita a este caravançarai. De seguida, visitas de dia inteiro à cidade rosa. Visitaremos o Tesouro, o famoso e internacionalmente conhecido monumento levado ao cinema num dos filmes de Indiana Jones, os Túmulos Coloridos, os Túmulos Reais, o Mosteiro. De tarde, regresso a Amã. Jantar no hotel.
DIA 12 Amã / Cairo / Portugal
Partida em voo de regresso a Portugal, via Cairo. Chegada.
Para mais informações contacte-nos - travel@ytc.pt
INFORMAÇÃO DO DESTINO
EGIPTO
Moeda: A moeda oficial é a libra egípcia, que equivale a 100 piastras. As notas de banco são de 1, 5, 10, 20 e 100 libras e 5, 10, 25 e 50 piastras. As moedas são de 1/2, 1, 1, 5 e 10 piastras. Não pode levar a moeda egípcia para fora do país, pelo que é aconselhável levar o seu dinheiro em dólares ou euros e trocá-lo em bancos, hotéis e casas de câmbio autorizadas. Não se esqueça de guardar os seus recibos de trocos, pois estes ser-lhe-ão pedidos na alfândega quando sair do país.
Clima: O Egipto situa-se na zona subtropical. O clima, seco e desértico na maior parte do país, caracteriza-se por verões quentes e secos e invernos suaves e estáveis. A temperatura mais elevada em ambos os períodos é causada pelos ventos do norte. No deserto, há grandes diferenças de temperatura num mesmo dia, especialmente no inverno.
Telefone: Para telefonar para o Egipto a partir de Portugal, marque 00 + 20 + o prefixo da cidade (Cairo 2, Alexandria 3) e o número do assinante.
Diferença horária: A diferença horária no Egipto é de GMT +3 horas.
Eletricidade: A tensão comum no Egipto é de 220 V. A frequência é de 50 Hz. As fichas elétricas são de tipo europeu. Aconselha-se que leve um adaptador.
Gratificações: A gorjeta é um costume generalizado no Egipto e é normalmente dada em troca de um bom serviço. Se viajar em grupo, por uma questão de comodidade, recomendamos que todos os passageiros juntem 5 euros por pessoa e por dia para cobrir a gorjeta de toda a viagem e que o guia acompanhante se encarregue de distribuir a gorjeta pelos motoristas, carregadores e empregados de mesa. Não existe um montante fixo para a gorjeta do guia; cada viajante decide em função do serviço recebido. Se viajar individualmente, a gorjeta fica ao critério do viajante.
Religião: A religião oficial do Egipto é o islamismo sunita, ao qual pertence 90% da população. O segundo maior grupo religioso é o dos cristãos coptas, que representam cerca de 9% da população total. Os restantes 1% são outras minorias religiosas cristãs, como os cristãos arménios, os católicos e os protestantes.
Língua: A língua oficial é o árabe egípcio. Nas zonas turísticas, é fácil encontrar pessoas que falam outras línguas, como o inglês ou o francês.
Vestuário: É aconselhável usar roupas confortáveis, sobretudo de algodão, e, se viajar no inverno, alguns agasalhos leves. Durante a travessia no navio, haverá algumas festas, para as quais é necessário um tipo de vestuário mais formal (não é um traje formal). Tanto os homens como as mulheres devem cobrir os ombros e não deve usar mini-saias ou calções nas mesquitas e locais sagrados. Chapéus, óculos de sol, repelente de mosquitos e protetor solar são essenciais. Se estiver a visitar o deserto, é melhor usar roupas que cubram todo o corpo para se manter mais fresco. Se viajar para o norte, não se esqueça de levar um impermeável.
Requisitos de saúde: Não é necessário tomar qualquer vacina para viajar para o Egipto. Esta informação tem um carácter meramente informativo. Deve sempre consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
Visto e Requisitos de Entrada: É necessário possuir um passaporte com uma validade mínima de 6 meses. Os vistos são emitidos à entrada no país.
JORDÂNIA
Moeda: A moeda oficial é o dinar jordano. Um dinar jordano é divisível em 1.000 fils. Existem moedas de 1, 5, 10, 20, 25, 25, 50, 100, 250 e 500 fils, enquanto as notas são de 500 fils e de 1, 5, 10 e 20 dinares. Os cartões de crédito são aceites na maior parte dos locais, mas é aconselhável levar dinheiro.
Clima: O clima na Jordânia é mediterrânico semi-árido, com dias ensolarados e sem nuvens e noites frescas. A primavera e o outono são agradáveis. A estação das chuvas estende-se de fevereiro a março, mas apenas no norte do país. Aqaba goza de um inverno quente e soalheiro no Mar Vermelho. O Vale do Jordão, por outro lado, tem temperaturas mais amenas durante o inverno, com uma média de 16-22°C.
Telefone: O indicativo do país para a Jordânia é +962. Depois marque o código da cidade e o número.
Diferença horária: O fuso horário da Jordânia é GMT + 3 horas.
Eletricidade: A eletricidade na Jordânia é de 220 volts. As fichas e as tomadas são redondas.
Gratificações: É habitual dar uma gorjeta de 10% da conta. Nos hotéis, é aconselhável dar uma gorjeta aos porteiros e aos carregadores. Não é habitual dar gorjeta aos taxistas, embora seja aconselhável negociar claramente o preço antes de aceitar um serviço, no caso dos táxis sem taxímetro.
Língua: A língua oficial é o árabe.
Vestuário: É indispensável levar um chapéu e óculos de sol. Mesmo no verão, as noites são frias, pelo que é aconselhável trazer roupa quente, como uma camisola. Os invernos podem ser extremamente frios, sobretudo no Leste. Tanto os homens como as mulheres devem tentar usar roupas mais conservadoras quando entram nas mesquitas.
Requisitos de saúde: Se vier de Portugal, não precisa de tomar qualquer vacina. Recomenda-se que leve consigo os medicamentos necessários para uso pessoal. Esta informação tem carácter meramente informativo e deve ser sempre consultada nos Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
Visto e Requisitos de Entrada: Para entrar na Jordânia, é necessário um passaporte e um visto válido por seis meses. Pode também obter um visto à chegada por via aérea, mediante a apresentação de um passaporte válido. Não existem restrições às compras quando os turistas saem da Jordânia. Os comerciantes podem frequentemente enviar as suas compras por correio para a Europa ou para a América.
Programa operado por Catai.