YOUR TRAVEL COLLECTION

Madagáscar | Beleza intocada

Inspire-se

África / Madagáscar / Cultura / Aventura & Natureza /

Madagáscar | Beleza intocada

Descubra Madagáscar, uma jóia rara onde a natureza se revela com uma intensidade avassaladora.

Esta viagem de sonho conduz-nos por florestas tropicais luxuriantes, reservas naturais que acolhem criaturas únicas no mundo, majestosas formações rochosas esculpidas pelo tempo e aldeias que preservam tradições ancestrais. Dos encantadores lémures aos baobás centenários, das paisagens vulcânicas aos lagos serenos, cada passo é uma celebração do sublime. Um itinerário desenhado para os espíritos exigentes que procuram mais do que uma viagem — uma experiência profundamente autêntica, envolta numa elegância natural incomparável.


DIA 1 Portugal / Antananarivo

Comparência no aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência. Formalidades de embarque e partida com destino à Antananarivo, voo com escala. Noite a bordo.

DIA 2 Antananarivo

Chegada a Antananarivo. Após as formalidades de visto, receção no aeroporto e transporte para o hotel. Alojamento.

DIA 3 Antananarivo / Reserva Peyrieras / Andasibe

Pequeno-almoço. O nascer do sol oferece-nos uma aventura para viver. O nosso destino: o Parque Nacional de Andasibe, um tesouro natural a descobrir. Antes disso, é altura de fazer uma paragem na Reserva Peyrieras, um recanto de biodiversidade. Batizada com o nome do seu fundador, a Reserva de Peyrieras alberga um grande número de insetos, répteis, anfíbios e borboletas de mil-folhas, espécies difíceis de observar nos parques nacionais desta parte da ilha. Na RN 2, uma pausa para almoço na cidade de Moramanga dá um toque saboroso à nossa viagem. Depois, as portas do parque nacional surgem no horizonte, prontas para nos receber. À noite, uma experiência especial espera-nos antes do jantar. Uma visita noturna irá permitir-nos explorar a vida de espécies de répteis de diferentes formas e tamanhos e de anfíbios misteriosos. Conheceremos também o curioso microcebus, o mais pequeno primata do mundo, e outros lémures noturnos. Alojamento.

DIA 4 Andasibe / Analamazaotra / Voi ou Vakona / Andasibe

Pequeno-almoço. Espera-nos um dia excecional, cheio de experiências únicas em contacto com a natureza. A nossa manhã leva-nos à Reserva Especial de Analamazaotra, situada no coração do Parque Nacional de Andasibe. É aqui que se revela o encanto único da fauna malgaxe. No coração desta reserva, o Indri, o maior dos lémures, dança entre as árvores. Se tivermos sorte, poderemos ouvir o seu canto assombroso, uma melodia natural que toca o coração. Depois desta experiência única, faremos uma pausa para almoçar. A tarde leva-nos à Reserva de Voi ou à Reserva Privada de Vakôna. São remansos de tranquilidade onde outras espécies animais vivem em harmonia com o meio ambiente. A noite aproxima-se, mas a doce emoção deste dia permanece gravada em nós, uma memória terna e natural que acompanhará os nossos sonhos. Alojamento.

DIA 5 Andasibe / Antananarivo

Pequeno-almoço e viagem até ao Palácio Rova em Antananarivo, onde as portas do passado se abrem para nós (aberto todos os dias exceto às terças-feiras). Repleto de história e grandiosidade, cada recanto deste lugar faz lembrar uma época passada. À tarde, visitaremos o animado mercado de Analakely, que oferece uma variedade de cenas coloridas. Alojamento.

DIA 6 Antananarivo / Lago Tritriva / Antsirabe

Pequeno-almoço. Começamos esta aventura em direção à cidade de Antsirabe pela RN 7. No caminho, descobrimos pequenas aldeias típicas de merino, caracterizadas pelas suas casas de barro e colmo, que transmitem um ambiente acolhedor. A paisagem é marcada por arrozais e campos com diversas culturas. De facto, esta região tem a reputação de ser a horta de Madagáscar. Passando por Ambatolampy, fazemos um pequeno desvio para conhecer a oficina de fundição de alumínio, especializada no fabrico de acessórios de charme utilizados em toda a ilha. Chegamos a Antsirabe, também conhecida como a cidade da água devido à sua riqueza. Esta cidade tem vários lagos, bem como numerosas fontes termais, sem esquecer a sua famosa ranovisy, uma água mineral natural. Depois do almoço, visitaremos o lago Tritriva, situado na cratera de um pequeno vulcão. Alojamento em Antsirabe.

DIA 7 Antsirabe / Ambositra / Ranomafana

Pequeno-almoço. Exploramos três regiões habitadas por três grupos étnicos: os Merina, os Betsileo e os Tanala, cada um com as suas próprias tradições e modo de vida. O nosso percurso leva-nos a Ambositra, famosa pela venda de artesanato em madeira esculpida dos Zafimaniry, que vivem isolados no meio das montanhas. Aproximamo-nos das bancas que vendem mobiliário e acessórios decorativos em eucalipto, pau-rosa e ébano. Seguimos depois para Ranomafana, uma pequena aldeia encantadora situada no coração do parque nacional que tem o seu nome. O seu nome deve-se à presença de uma fonte termal natural. Alojamento.

DIA 8 Ranomafana / Fianarantsoa

Pequeno-almoço e visita ao Parque Nacional de Ranomafana. Este parque é um santuário de biodiversidade, um local obrigatório para os amantes da natureza. É objeto de numerosos estudos de biólogos de todo o mundo. Esta floresta tropical profunda, situada no leste desta imensa e mega diversa ilha, alberga uma grande variedade de espécies animais e vegetais. É o lar de mais de uma dúzia de espécies de primatas encantadores, incluindo o lémure Prolemur simus, uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Esta maravilha da natureza malgaxe alberga também dezenas de espécies de aves espantosas, 90 espécies de borboletas coloridas, para não falar de 98 espécies de anfíbios únicos e 62 espécies de répteis, alguns dos quais parecem ter vindo de outro planeta. Durante a nossa visita, teremos também a oportunidade de admirar orquídeas, algumas das quais são endémicas desta região. Pertencem aos géneros Bulbophyllum e Eulophiella. Plantas botânicas raras, plantas carnívoras e epífitas estão perfeitamente adaptadas ao ecossistema local, dando um toque de esplendor à paisagem verde do Parque Nacional de Ranomafana. Seguimos depois para a cidade de Fianarantsoa para passa a noite. Alojamento.

DIA 9 Fianarantsoa / Ambalavao / Anja / Ranohira

Após o pequeno-almoço, o nosso percurso leva-nos à pacata cidade de Ambalavao, onde está prevista uma visita a uma oficina local de fabrico de papel Antemoro. Imersos na sua história, foi no século XII que os árabes, com a sua chegada à costa leste de Madagáscar, introduziram no povo Antemoro a fascinante arte de fazer este papel, inicialmente utilizado para reproduzir o Corão. Continuando a nossa viagem, chegamos à reserva de Anja, que apresenta uma topografia única marcada por imponentes rochedos e grutas. A reserva situa-se no sopé de um enorme maciço rochoso, rodeada de arrozais e do lago Anja. Aqui temos a oportunidade de observar, em estado selvagem, o famoso lémure Catta, reconhecível pela sua cauda anelada. A reserva alberga também uma variedade de répteis, camaleões e a jiboia castanha de Madagáscar. Pelo caminho, fazemos uma pausa de boas-vindas na aldeia de Ihosy, onde vive o povo Bara. O sol, cúmplice da nossa viagem, começa a pôr-se suavemente no horizonte quando chegamos a Ranohira. Alojamento.

DIA 10 Ranohira / Isalo / Ranohira (HB)

Pequeno-almoço. Hoje, um dia de caminhadas no Parque Nacional de Isalo promete ser uma sinfonia de descobertas. Este vasto território de 81.540 hectares estende-se ao longo dos seus 164 quilómetros de perímetro, o que o torna um dos maiores parques nacionais do país. A aventura leva-o através de paisagens encantadoras, pontuadas por maravilhas como a Cascata das Ninfas, a Piscina Azul e a Piscina Negra, aninhadas no Canhão de Namaza. O que torna Isalo tão especial são as suas formações de arenito, testemunho do período Jurássico, que revelam uma geomorfologia distinta. Neste ambiente semi-árido, desenvolve-se uma vegetação endémica de extraordinária beleza. Dos aloés às euforbias, dos paquipódios aos kalanchoes, esta diversidade floral constitui uma verdadeira paleta de cores e de formas, conferindo uma dimensão extraordinária ao ecossistema desta joia natural. Este enclave excecional alberga nada menos que 77 espécies de aves, quase 40 espécies de répteis, bem como 14 espécies de primatas, algumas das quais exclusivas desta região. Chegamos a meio da manhã, descansamos e desfrutamos de um piquenique preparado pelos chefes do parque. Ao pôr do sol, dirigimo-nos à janela do Isalo. Este cenário oferece-nos um espetáculo celestial, criando uma tela viva para terminar este dia de aventuras. Alojamento.

DIA 11 Ranohira / Parque Nacional Zombitse / Tulear

Depois do pequeno-almoço, dirigimo-nos para a costa sudoeste de Madagáscar, onde a vida se desenrola ao ritmo do povo Vezo. No Parque Nacional Zombitse-Vohibasina, paramos para visitar este cenário natural a 90 km a oeste de Ranohira. Aqui, a savana de baobás tece uma paisagem que desperta os sentidos, testemunho do esplendor do oeste malgaxe. Esta joia natural, um paraíso ornitológico, é famosa pela sua riqueza em espécies de aves raras. Além disso, as árvores sussurram histórias do sifaka Propithecus verreauxi, ou do lémure noturno Lepilemur ruficaudatus. Ao explorarmos esta região excecional, poderemos encontrar a fascinante fossa, o maior mamífero predador de Madagáscar. Ao longo do caminho, enquanto observamos a paisagem única, aproximamo-nos do Trópico de Capricórnio. Este é o meridiano que limita a zona intertropical do planeta no hemisfério sul. Em Tulear, visitamos a pé o centro desta cidade costeira onde florescem as bancas de artesanato. Alojamento.

DIA 12 Tulear / Antananarivo

Pequeno-almoço, transfer para o aeroporto de Tulear para regressar à capital de Madagáscar, Antananarivo. Transfer para o hotel. Alojamento.

DIA 13 Antananarivo / Portugal

Pequeno-almoço e tempo livre até ao transfer para o aeroporto para o voo de partida de regresso a Portugal, via cidades de ligação. Noite a bordo.

DIA 14 Portugal

Chegada.

Refeições:
HB – Meia pensão


Para mais informações contacte-nos - travel@ytc.pt

Peça-nos já o seu orçamento

Partilhe os seus desejos e colecione momentos inesquecíveis.